Resenha: Divergente – Veronica Roth

Resenha: Divergente - Veronica Roth

“Sou orgulhosa. Algum dia irei me meter numa confusão por causa disso, mas hoje meu orgulho me torna corajosa.”

Divergente é o primeiro volume da trilogia de Veronica Roth, que se passa em um futuro onde a sociedade é divida em cinco facções – e cada uma delas é responsável por um setor – a Abnegação, a Franqueza, a Audácia, a Amizade e a Erudição. Ao completarem dezesseis anos, os jovens nascidos em cada facção terão de se submeter a um teste de aptidão que mostrará sua inclinação à cada uma delas, porém é de escolha do próprio a que quiser permanecer e construir uma vida.

O núcleo principal é contado a partir do ponto de vista da jovem Beatrice, que tem a difícil escolha de ficar com a sua família ou ser quem realmente é e desenvolver sua personalidade. Ao longo do livro, percebemos características peculiares na heroína que a distinguem dos demais iniciantes – o que trará alguns problemas e outros destaques para ela.

Além disso, o livro trabalha muito bem a relação de poder do mundo em que vivemos, onde apesar da Abnegação – os altruístas – ser a responsável pelo governo não ser garantia de um mundo melhor. Entrando mais afundo na narrativa, Beatrice acaba tenho um romance com um encantador e surpreendente personagem, porém a história de amor não é o foco principal do livro.

Veronica Roth estreia no mundo literário de forma bastante única e cativante. Sua criatividade e ousadia na escrita é um prato cheio para os amantes de aventura – e até para os mais românticos. O filme baseado na obra estreia dia 18 de abril de 2014 nos cinemas com Shailene Woodley, Kate Winslet, Theo James e Ansel Elgort no elenco.

(Carolina Michels)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s