Resenha: O Palácio de Inverno – John Boyne

Resenha: O Palácio de Inverno - John Boyne

“Nós dois havíamos aperfeiçoado a arte de ficar sentados juntos em silêncio, por horas a fio, mas nunca esgotávamos o que tínhamos a dizer.”

O Palácio de Inverno, do irlandês John Boyne, conta a história de Geórgui Jachmenev, um jovem camponês russo que após realizar um ato heróico é designado a trabalhar no Palácio de Inverno, em São Petesburgo, como guarda-costas do filho mais novo do Czar Nicolau II, Alexei Romanov.

A narrativa é alinear, ou seja, cada capítulo se passa em uma época diferente para manter o mistério até a última página do livro. Os capítulos são intercalados entre a época em que Geórgui vivia no Palácio e depois, já mais velho quando se mudou para a Inglaterra após a Revolução Russa e a tomada dos Bolcheviques. Trabalhar como guarda-costas de um membro da família real, faz com que o camponês tenha contato com os demais Romanov, assim ele se apaixona pela grã-duquesa Anastácia (sim, a do filme da Disney), além de descobrir os grandes segredos de Rasputin, o padre mais famoso do reinado.

John Boyne garante grandes emoções nesse romance de tirar o fôlego, conduzindo o leitor numa narrativa excelente, que nos dois primeiros capítulos, confesso, pode ser um pouco cansativa, mas depois é fácil se deliciar e se apaixonar pela história e por seus personagens. Misturando ficção com fatos históricos, é uma história eletrizante, e eu me apaixonei pelo livro. Junto com A Culpa é Das Estrelas, é lugar certo na minha estante, e no meu coração. Um dos melhores livros que já li, se não o melhor. E graças ao mestre Boyne, pude gostar ainda mais da história da Rússia.

(Carolina Michels)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s